quinta-feira, 31 de março de 2016

Uma diversão chamada Menino Maluquinho

Uma analise literária do "O Menino Maluquinho"

Quem gosta de literatura infantil? É um gênero literário excelente que cativa crianças e adultos pelas suas histórias cheias de fantasia, imaginação, emoção, diversão e ensinamentos. E hoje irei falar sobre "O Menino Malquinho" do cartunista, chargista, dramaturgo, pintor, cronista, jornalista e escritor Ziraldo.

"O Menino Maluquinho" é um livro sobre as histórias e imaginações de um garoto alegre, inteligente, sapeca e "maluquinho"mas com um grande coração em que diverte os amigos com brincadeiras e até mesmo travessuras podendo ser elas na escola, na rua ou mesmo em casa nos mostrando sua alegria e o doce sabor da infância. Através dessas histórias e desenhos presentes no livro cativa crianças, adolescentes, adultos e até idosos pela sua linguagem simples e com muita irreverência. 

Sua primeira edição foi publicada em 1980 mas logo de cara conquistou o público desde então tendo muitas reedições e vendas e também muitas adaptações culturais entre elas peças de teatro, ópera, historias em quadrinhos e desenho animado. 

"Um Menino Muito Maluquinho" foi uma das adaptações de maior prestigio do "O Menino Maluquinho" foi produzida e exibida TVE Brasil em 2006 tendo 26 episódios. A série marca as aventuras do Menino Maluquinho e seus amigos dos 5 aos 10 anos na qual aborda temas sobre arte, tempo, amizade, escola e outros aspectos da vida narrados geralmente por uma versão adulta do próprio Menino Maluquinho. A abertura da série você confere abaixo.

"O Menino Maluquinho", é portanto, uma das melhores literaturas infantis feitas para ser apreciada na sua estante pois nele mostra a beleza da infância e a sua ingenuidade de podermos nos divertir e sorrir de uma grande leitura e das confusões de um garoto que faz da vida uma diversão infinita.

E você gosta de "O Menino Maluquinho"? Qual sua opinião sobre esse livro? Já viu alguma de suas adaptações? Se já viu alguma adaptação, qual gostou? Comente!



Um comentário:

  1. Muito legal essa resenha. Não me lembro dos desenhos, infelizmente. Vou ler em breve. :)

    ResponderExcluir